terça-feira, 26 de março de 2013

Tomate e necessidades nutricionais da planta

Estamos em época de cultivo de tomate fruto de grande valor nutricional na dieta dos brasileiros.
O seu cultivo deve ser bastante cuidadoso , pois é uma planta alvo de muitas doenças, fúngicas, viróticas e bacterianas. A área de cultivo necessita de solo rico em Cálcio e Potássio. Antes do plantio é necessário repor esses nutrientes em solos com  com baixo teor de cálcio e potássio. Uma das doenças viróticas e  o "vira-cabeça" que está diretamente relacionada a deficiência de calcio esta doença não ataca plantas bem nutridas com esse elemento. O Magnésio reduz a incidência de doenças bacterianas, esta deficiência em magnésio pode ser corrigida pela aplicação de cinza de madeira ou calcário. O cálcio também protege o fruto contra a podridão no processo de armazenamento.

Receita agroecológica para cultivo doo tomateiro.

CALDA PRIMAVERA
Função: Controle do TRIPS transmissor do virus-vira cabeça. deve ser aplicada durante os rimeiros 45 dias de vida do tomateiro
Ingredientes.
200 grams de folhas sadias de primavera(bougainvillea sp)
20 litros de água
50 gramas de sabão neutro.
Modo de preparar: lavar bem as folhas com sabão neutro. Bater no liquidificador com um poco de água. Dereter o sabão em um pouco de água. Coe a solução que foi batida, coloque no pulverizador, junte o sabão derretido e complete os 20 litros de água.Misture bem.
Como utilizar: Iniciar a pulverização quando a planta atingir 10 dias de germinação até os 45 dias. Pulverizar 3 vezes por semana, prefencialmente pela manhã horário em que o TRIPS costuma aparecer. deixar de utilizar quando começar a surgir as flores.
Tomate cereja tipo italiano cultivado em sistema agroecológico

Cultivo de alimentos "limpos"

O objetivo de fortalecer a agricultura ecológica ou orgânica tem como foco a necessidade da produção e do consumo e alimentos limpos livres de resíduos tóxicos, provendo a preservação ambiental e gerando qualidade de vida através de alimentos saudáveis.
A agricultura baseada em altas doses de insumos tóxicos para matar insetos e combater as doenças das plantas tem provocado ao longos dos tempos vários problemas ao ambiente entre os quais a contaminação dos alimentos, do solo,da água, do ar. Já na saúde tem aumentado a quantidade de pessoas com alergias, intoxicações,doenças de pele, depressões e outras.
Segundo dados da ANVISA o Brasil é o país que mais utiliza  agrotóxicos na produção de alimentos e diante desses dados não existe nenhuma pressão dos consumidores relacionada a exigência da qualidade dos alimentos.
Diante dessa problemática a agricultura agroecológica ou orgãnica é a saída pois gera baixo impacto ambiental, baixo custo de produção,conserva a biodiversidade, melhora a qualidade de vida de agricultores e consumidores.

Para os consumidores um alerta! Os produtos orgânicos não são feios muito pelo contrário, são perfeitos pois conservam todas as propriedades nutricionais. É preciso acabar com esse preconceito!
Alface
Banana ouro
Frutas e legumes agroecológicos
 
 Produtos agroecológicos saudáveis e bonitos!

Mecanismos de Garantia da Qualidade Orgânica

A qualidade da produção orgânica no Brasil é garantida por 3 formas diferentes que são elas:
Certificação por Auditoria, Sistemas Participativos de Garantia e o Controle Social para venda direta sem Certificação.
Estas 3 formas de garantia da qualidade orgânica formam o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica - SisOrg e são realizados por Organismos de Avaliação de Conformidade Orgânica. Os Organismos da conformidade Orgânica devem ser credenciados junto ao MAPA- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e devem cumprir os critérios definidos pela legislação brasileira.
O Grupo de produtores orgânicos ORGANOVALE pertence a Rede de Agroecologia APOMS- Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul a mesma vêm se estruturando para ser um Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica através do Sistema Participativo de Garantia - SPG. Para isso trabalha com núcleo de produtores orgânicos com os quais desenvolve atividades como reuniões nos sistemas produtivos , visitas e elaboração de plano de manejo. As atividades contam com a presença de um tecnico apoiador que acompanha a dinãmica do núcleo de produtores em relação á produção, manejo e tratos culturais levando sempre em conta a legislação e os princípios agroecológicos. Valorizando a participação e a construção social em todo o processo de Certificação - SPG. A APOMS ainda não está credenciada no MAPA. É um processo que encontra-se em construção na Rede APOMS.
Reunião realizada no município de Ivinhema - Gleba Vitória . Momento de partilha, informes e decisões. visita ao sistema de produção e ao quintal produtivo da família identificando soluções e problemas de forma participativa onde todos compartilham seus conhecimentos e dificuldades.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Feijão caupi e farofa prato nacional por exelência!

 O feijão pertence a família das legumisosas, e suas sementes possuem grande valor nutricional. O Brasil é considerado o berço do feijão  seu cultivo acontece de norte a sul e de leste a oeste do país, está presente na mesa do pobre e na mesa do rico.
Gostaria de apresentar aos leitores (as) o feijão Caupi, feijão-de-vara, feijão-de-corda muito apreciado pelo povo de origem nordestina. Este feijão é cultivado na maioria das unidades de produção nas quais  as famílias tem origem em algum estado do nordeste do país. Muito apreciado para uso culinário em saladas e farofas. As sementes cultivadas são crioulas passadas de pai para filhos . Este feijão possui grande variedade genética, varios tipos e cores características das vagens e sementes. O seu plantio acontece nos meses de outubro/novembro e a colheita de vagens maduras acontece nos meses de janeiro/fevereiro. Aos apreciadores do feijão caupi verde/maduro é difícil encontrar este produto em supermercados este é um produto específico e comercializado em feiras livres locais e regionais onde é comercializado em vagem ou em grãos verdes debulhados.
Na agricultura orgânica e agroecológica a planta tem a função de fixar nitrogênio por isso é recomendado seu plantio em consórcio com milho verde que é exigente em nitrogênio.


RECEITA DE FAROFA DE FEIJÃO MADURO/VERDE
500 g de feijão maduro.
1 colher (chá) sal
200 g de linguiça calabresa
100 g de bacon
100 g de torresmo
300 g de farinha de mandioca
1/2 cebola picada
1 dente de alho.
3 pimentas doces
4 colheres de óleo ou banha
cheiro verde a gosto.
como prepara: Cozinhar o feijão com o sal quando estiver macio retire do fogo. Passe pelo escorredor para retirar a água e reserve!. Leve ao fogo em uma frigideira o óleo ou banha deixe aquecer, acrecente a linguiça e o bacon deixe fritar. quando estiver frito acrescente o alho e a cebola quando estiver dourada a cebola retire. Despeje sobre o feijão cozido, coloque o torresmo e a farinha de mandioca mexer bem até que a farofa esteja pronta. Bom apetite! Sabor tipicamente brasileiro!!!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Melancia e os benefícos para saúde

A melancia pertence à família das curcubitáceas,tem sua origem na Índia e foi aclimatada no Brasil.
É  levemente laxante, porém muito diurética. Já dizia o Dr. W.F Friedmann " uma fatia de melancia tem efeito correspondente ao melhor dos diuréticos". A água contida na melancia conforme experiências provoca grandes descargas de ácido úrico quando passa pelos filtros renais produzido a limpeza.dos mesmos é indicada para quem sofre enfermidades das vias urinárias. 
A melancia é  dotada de poder refrescante, deve ser saboreada fresca e madura ao contrário produz cólicas e desinterias.  As sementes tem o poder de dilatar os vasos capilares, reduz a pressão arterial.
contém sais como: Fósforo, cálcio e ferro.. Rica em vitamina B¹, B², B5 e vitamina C.

Prefira frutas oriundas de produção agroecológica e orgânica.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Produção de Sementes Agroecológicas

A produção de sementes agroecológicas é uma experiencia que vem acontecendo, e torna-se cada vez mais necessária dentro dos agroecossistemas agroecológicos dos agricultores da Rede de agroecologia APOMS/MS. As famílias agricultoras tornam-se mais independentes do mercado de sementes. Esta prática proporciona plantio em época adequada, as variedades estão nas mãos dos agricultores(as. São variedades crioulas e adaptadas ao clima local. São sementes de qualidade com bom poder de germinação e com maior resistência ao ataque de doenças.


É possível produzir as próprias sementes em hortas famiiares. Atualmente as feiras de sementes crioulas estão sendo multiplicadas pelos estados brasileiros e municípios. Estas feiras  são  oportunidades para que os produtores de sementes  participem e coloquem em exposição as variedades que estão sendo produzidas em seus sistemas de produção. Demosntrando desta forma que estão contribuindo para com a preservação da biodiversidade!

Nim: Importante para a agricultura agroecológica e para a saúde.

O Nim  tem um grande potencial na agricultura agroecológica suas folhas maceradas são utilizadas pelos indianos como fertilizante principalmente na cana-de-açucar e hortaliças. A pasta macerada das folhas de nim contém nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e potássio. Quando esta pasta é misturada a terra protege as raízes das plantas contra os nematóides e formigas brancas. Também pode ser útil como combustível, seu óleo pode ser queimado e a madeira serve como fonte de energia (lenha) o carvão produzido da madeira tem execente qualidade.A polpa da fruta é fonte de estudo para a geração de gás metano além de servir de fonte de carboidratos para outros tipos de fermentações industriais.O mel produzido a base de flores de nim tem grandes propriedades medicinais, segundo o povo indiano "cura todos os males". O extrato de nim atua sobre 400 espécies de insetos. Plante nim e tenha este produto o ano todo a seu dispor para o cuidaddo de sua produção.


Repelente contra insetos a base de Nim.
25 a 50 gramas de sementes
1 litro de água
Moer as sementes e colocar em um saco de tecido
amarre e coloque o litro de água, deixe o saco imerso
 na água por 24 horas.
coe antes de fazer a pulverização das plantas.
(hortaliças, frutíferas, flores e outras).


domingo, 20 de janeiro de 2013

Frutas da época:Abacaxi e suas propriedades nutricionais

O abacaxi é uma fruta de alto valor nutritivo. Contém hidratos de carbono,proteínas,gorduras e água,além de cálcio,ferro,magnésio,potássio, sódio,cloro e enxofre. A fruta é uma boa fonte de vitamina C possuindo também em sua composição as vitaminas A, B¹ e B². O abacaxi pode ser utilizado de várias formas na alimentação: ao natural, em sucos,em saladas (em mistura com outras frutas),em compotas,e geléias. Graças ao seu sabor delicioso e ao seu valor nutricional o abacaxi é um complemento bastante importante à nossa dieta diária. Lembramos que o abacaxi orgânico e agroecológico deve ser uma exigência do consumidor.