O feijão pertence a família das legumisosas, e suas sementes possuem grande valor nutricional. O Brasil é considerado o berço do feijão seu cultivo acontece de norte a sul e de leste a oeste do país, está presente na mesa do pobre e na mesa do rico.
Gostaria de apresentar aos leitores (as) o feijão Caupi, feijão-de-vara, feijão-de-corda muito apreciado pelo povo de origem nordestina. Este feijão é cultivado na maioria das unidades de produção nas quais as famílias tem origem em algum estado do nordeste do país. Muito apreciado para uso culinário em saladas e farofas. As sementes cultivadas são crioulas passadas de pai para filhos . Este feijão possui grande variedade genética, varios tipos e cores características das vagens e sementes. O seu plantio acontece nos meses de outubro/novembro e a colheita de vagens maduras acontece nos meses de janeiro/fevereiro. Aos apreciadores do feijão caupi verde/maduro é difícil encontrar este produto em supermercados este é um produto específico e comercializado em feiras livres locais e regionais onde é comercializado em vagem ou em grãos verdes debulhados.
Na agricultura orgânica e agroecológica a planta tem a função de fixar nitrogênio por isso é recomendado seu plantio em consórcio com milho verde que é exigente em nitrogênio.
RECEITA DE FAROFA DE FEIJÃO MADURO/VERDE
500 g de feijão maduro.
1 colher (chá) sal
200 g de linguiça calabresa
100 g de bacon
100 g de torresmo
300 g de farinha de mandioca
1/2 cebola picada
1 dente de alho.
3 pimentas doces
4 colheres de óleo ou banha
cheiro verde a gosto.
como prepara: Cozinhar o feijão com o sal quando estiver macio retire do fogo. Passe pelo escorredor para retirar a água e reserve!. Leve ao fogo em uma frigideira o óleo ou banha deixe aquecer, acrecente a linguiça e o bacon deixe fritar. quando estiver frito acrescente o alho e a cebola quando estiver dourada a cebola retire. Despeje sobre o feijão cozido, coloque o torresmo e a farinha de mandioca mexer bem até que a farofa esteja pronta. Bom apetite! Sabor tipicamente brasileiro!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário