terça-feira, 26 de março de 2013

Mecanismos de Garantia da Qualidade Orgânica

A qualidade da produção orgânica no Brasil é garantida por 3 formas diferentes que são elas:
Certificação por Auditoria, Sistemas Participativos de Garantia e o Controle Social para venda direta sem Certificação.
Estas 3 formas de garantia da qualidade orgânica formam o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica - SisOrg e são realizados por Organismos de Avaliação de Conformidade Orgânica. Os Organismos da conformidade Orgânica devem ser credenciados junto ao MAPA- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e devem cumprir os critérios definidos pela legislação brasileira.
O Grupo de produtores orgânicos ORGANOVALE pertence a Rede de Agroecologia APOMS- Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul a mesma vêm se estruturando para ser um Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica através do Sistema Participativo de Garantia - SPG. Para isso trabalha com núcleo de produtores orgânicos com os quais desenvolve atividades como reuniões nos sistemas produtivos , visitas e elaboração de plano de manejo. As atividades contam com a presença de um tecnico apoiador que acompanha a dinãmica do núcleo de produtores em relação á produção, manejo e tratos culturais levando sempre em conta a legislação e os princípios agroecológicos. Valorizando a participação e a construção social em todo o processo de Certificação - SPG. A APOMS ainda não está credenciada no MAPA. É um processo que encontra-se em construção na Rede APOMS.
Reunião realizada no município de Ivinhema - Gleba Vitória . Momento de partilha, informes e decisões. visita ao sistema de produção e ao quintal produtivo da família identificando soluções e problemas de forma participativa onde todos compartilham seus conhecimentos e dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário