terça-feira, 26 de março de 2013

Tomate e necessidades nutricionais da planta

Estamos em época de cultivo de tomate fruto de grande valor nutricional na dieta dos brasileiros.
O seu cultivo deve ser bastante cuidadoso , pois é uma planta alvo de muitas doenças, fúngicas, viróticas e bacterianas. A área de cultivo necessita de solo rico em Cálcio e Potássio. Antes do plantio é necessário repor esses nutrientes em solos com  com baixo teor de cálcio e potássio. Uma das doenças viróticas e  o "vira-cabeça" que está diretamente relacionada a deficiência de calcio esta doença não ataca plantas bem nutridas com esse elemento. O Magnésio reduz a incidência de doenças bacterianas, esta deficiência em magnésio pode ser corrigida pela aplicação de cinza de madeira ou calcário. O cálcio também protege o fruto contra a podridão no processo de armazenamento.

Receita agroecológica para cultivo doo tomateiro.

CALDA PRIMAVERA
Função: Controle do TRIPS transmissor do virus-vira cabeça. deve ser aplicada durante os rimeiros 45 dias de vida do tomateiro
Ingredientes.
200 grams de folhas sadias de primavera(bougainvillea sp)
20 litros de água
50 gramas de sabão neutro.
Modo de preparar: lavar bem as folhas com sabão neutro. Bater no liquidificador com um poco de água. Dereter o sabão em um pouco de água. Coe a solução que foi batida, coloque no pulverizador, junte o sabão derretido e complete os 20 litros de água.Misture bem.
Como utilizar: Iniciar a pulverização quando a planta atingir 10 dias de germinação até os 45 dias. Pulverizar 3 vezes por semana, prefencialmente pela manhã horário em que o TRIPS costuma aparecer. deixar de utilizar quando começar a surgir as flores.
Tomate cereja tipo italiano cultivado em sistema agroecológico

Cultivo de alimentos "limpos"

O objetivo de fortalecer a agricultura ecológica ou orgânica tem como foco a necessidade da produção e do consumo e alimentos limpos livres de resíduos tóxicos, provendo a preservação ambiental e gerando qualidade de vida através de alimentos saudáveis.
A agricultura baseada em altas doses de insumos tóxicos para matar insetos e combater as doenças das plantas tem provocado ao longos dos tempos vários problemas ao ambiente entre os quais a contaminação dos alimentos, do solo,da água, do ar. Já na saúde tem aumentado a quantidade de pessoas com alergias, intoxicações,doenças de pele, depressões e outras.
Segundo dados da ANVISA o Brasil é o país que mais utiliza  agrotóxicos na produção de alimentos e diante desses dados não existe nenhuma pressão dos consumidores relacionada a exigência da qualidade dos alimentos.
Diante dessa problemática a agricultura agroecológica ou orgãnica é a saída pois gera baixo impacto ambiental, baixo custo de produção,conserva a biodiversidade, melhora a qualidade de vida de agricultores e consumidores.

Para os consumidores um alerta! Os produtos orgânicos não são feios muito pelo contrário, são perfeitos pois conservam todas as propriedades nutricionais. É preciso acabar com esse preconceito!
Alface
Banana ouro
Frutas e legumes agroecológicos
 
 Produtos agroecológicos saudáveis e bonitos!

Mecanismos de Garantia da Qualidade Orgânica

A qualidade da produção orgânica no Brasil é garantida por 3 formas diferentes que são elas:
Certificação por Auditoria, Sistemas Participativos de Garantia e o Controle Social para venda direta sem Certificação.
Estas 3 formas de garantia da qualidade orgânica formam o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica - SisOrg e são realizados por Organismos de Avaliação de Conformidade Orgânica. Os Organismos da conformidade Orgânica devem ser credenciados junto ao MAPA- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e devem cumprir os critérios definidos pela legislação brasileira.
O Grupo de produtores orgânicos ORGANOVALE pertence a Rede de Agroecologia APOMS- Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul a mesma vêm se estruturando para ser um Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica através do Sistema Participativo de Garantia - SPG. Para isso trabalha com núcleo de produtores orgânicos com os quais desenvolve atividades como reuniões nos sistemas produtivos , visitas e elaboração de plano de manejo. As atividades contam com a presença de um tecnico apoiador que acompanha a dinãmica do núcleo de produtores em relação á produção, manejo e tratos culturais levando sempre em conta a legislação e os princípios agroecológicos. Valorizando a participação e a construção social em todo o processo de Certificação - SPG. A APOMS ainda não está credenciada no MAPA. É um processo que encontra-se em construção na Rede APOMS.
Reunião realizada no município de Ivinhema - Gleba Vitória . Momento de partilha, informes e decisões. visita ao sistema de produção e ao quintal produtivo da família identificando soluções e problemas de forma participativa onde todos compartilham seus conhecimentos e dificuldades.