terça-feira, 27 de março de 2012

Método participativo construindo conhecimento no manejo e avaliação de agroecossistemas.



 

Método participativo construindo conhecimento no manejo e avaliação de agroecossistemas.

O Núcleo de Produtores agroecológicos do Vale do Ivinhema – Organovale  em sua dinâmica participativa  entre os agricultores e acompanhamento técnico realizou no ultimo dia 24 de março reunião no agroecossitema do jovem Claudio Assis e família.

A reunião e a visita ao sistema de produção são instrumentos utilizados para o Sistema Participativo da qualidade dos produtos orgânicos – SPG, processo de certificação adotado pela Rede de Agroecologia da Associação de produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul.

A Rede está selecionada no Projeto Talentos do Brasil Rural do MDA como fornecedora de alimentos e bebidas para a Copa de 2014.

Entre os produtos a serem certificados pelo SPG destaca-se o café na região de Ivinhema e Glória de Dourados, derivados da Cana-de-açucar (açúcar- mascavo, melado e rapadura) fécula de mandioca, gergelim, urucum e hortaliças.

As reuniões e visitas aos agroecossistemas dos produtores acontecem mensalmente é um espaço de estudo, discussão de assuntos referentes ao núcleo e ao sistema de produção e momento de avaliação das culturas em manejo orgânico e agroecológico.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Talentos do Brasil rural


Projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos

Ação visa fortalecer a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística no Brasil


Geléias, doces, compotas, conservas, vinhos, cachaças: produtos fabricados por agricultores familiares que tiram da terra o sustento da família. Caminhadas, banhos de cachoeira, visita às propriedades, alimentação diferenciada e a oportunidade de acordar no meio rural. O do projeto Talentos do Brasil rural é preparar os empreendimentos de agricultura familiar para prestarem serviços aos turistas e ofertarem produtos diferenciados ao mercado turístico representado por hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato, agregando, assim, valor aos produtos oferecidos.
“Desde a criação do MTur, em 2003, o turismo tem sido trabalhado como importante vetor de geração de emprego e renda. Esse projeto, ao juntar quem está na ponta, os agricultores e os potenciais compradores, e qualificar os empreendimentos, contribuirá para que os produtos da agricultura familiar possam competir no mercado”, ressaltou o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Carlos Silva.
O Projeto, com abrangência nacional e foco nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, prevê a qualificação de 125 empreendimentos da agricultura familiar que trabalham com artesanato, agroindústria e turismo. A previsão é que o projeto seja executado em 18 meses. Serão trabalhados empreendimentos da agricultura familiar já estruturados e organizados.
A ideia é que o açaí, os sucos orgânicos,café, açúcar mascavo, os queijos e embutidos produzidos por agricultores familiares, por exemplo, ganhem as mesas de hotéis e restaurantes de todo país. E, ainda, linhas de produtos, como o xampu de babaçu, e artigos utilitários e decorativos possam ser utilizados por empreendimentos do setor turístico.
Além disso, o projeto deve qualificar empreendimentos localizados no entorno das cidades-sede da Copa de 2014 que já trabalham com Turismo Rural, para que possam oferecer atividades diversificadas aos turistas e, assim, atrair o público que assistirá aos jogos do mundial.

Estão previstas também ações de apoio à comercialização dos produtos em todas as regiões do país. E, ainda, a realização de um estudo para conhecer a oferta e a demanda por produtos da agricultura familiar nos destinos. As ações serão desenvolvidas como forma de agregar valor e diversificar a oferta turística brasileira, com base em valores socioambientais e sustentáveis.
Fonte :Ministério do turismo.

domingo, 4 de março de 2012

.O que é café orgãnico?

O que é café Orgânico? Basicamente, Café Orgânico é um café produzido sem a utilização de fertilizantes químicos altamente solúveis (industriais) e tampouco a utilização de agrotóxicos (fungicidas, herbicidas, inseticidas ou outros tipos de produtos químicos).
No lugar de fertilizantes químicos se utiliza alternativas como fertilizantes orgânicos, adubos verdes e um bom manejo do solo... Na realidade é onde deve ser concentrado os maiores cuidadeos pois, como dizia um cafeicultor orgânico: nós devemos cuidar do solo, que ele cuidara da planta...


Se a planta não estiver bem alimentada ou desequilibrada, certamente ficará mais suscetível às doenças e pragas... Um paralelo disso, pode ser observado quando estamos estressados, cansados, mal alimentados.... estamos muito mais suscetíveis a pegar uma gripe ou resfriado!


Do contrário, quando estamos bem equilibrados e alimentados, enquanto todo mundo pega gripe ou fica doente, nós resistimos sem problema nenhum....


Mas produzir café orgânico é difícil poderiam dizer alguns produtores mais céticos... Realmente não é tão fácil assim... e por isso tem um preço diferenciado da commoditie... Além disso, plantar dentro de um sistema orgânico exige uma maior atenção pois não se tem receitas de bolo ou coisa parecida... cada dia é um novo dia... e cada situação é diferente para cada região, para cada produtor, para cada situação.


O produtor de café orgânico precisa estar sempre atento a tudo dentro do teu sistema de produção. E como é um sistema tem vários atores e componentes, onde a alteração de um deles altera o sistema com um todo...
FONTE; Orgãnicos do Brasil.

O que é agroecologia

Saiba mais sobre orgânicos
Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. Deste modo, para se obter um alimento verdadeiramente orgânico, é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências (agronomia, ecologia, sociologia, economia, entre outras) para que o agricultor, através de um trabalho harmonizado com a natureza, possa ofertar ao consumidor alimentos que promovam não apenas a saúde deste último, mas também do planeta como um todo. Para alcançar este objetivo, existe uma disciplina teórica que integra as descobertas de várias ciências, buscando compreender em profundidade a natureza e os princípios que a regem. Esta disciplina é a Agroecologia.

O que é a Agroecologia?
 
A Agroecologia é uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos, na avaliação dos efeitos das técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos e na sociedade como um todo.
Fazendo uma analogia da Agroecologia com uma grande e frondosa árvore, podemos imaginar essa disciplina como o tronco principal, de onde partem diversos galhos, que são as correntes alternativas da agricultura. Essas correntes são as seguintes: orgânica e biológica, biodinâmica, natural e permacultura. 
Fonte: Planeta orgânico.

Produção de café orgânico para agricultores e técnicos