domingo, 16 de dezembro de 2012

Agricultores agroecológicos se reúnem para avaliação dos trabalhos

O núcleo de produtores agroecológicos Organovale do município de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul reuniram-se no ultimo dia 8 de dezembro na unidade de produção do Senhor Antonino e Senhora Ana no município de Novo Horizonte do Sul. A atividade teve como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas no ano de 2012 bem como planejar algumas ações para o ano de 2013. A agroeclogia para o grupo é um instrumento de autonomia política e econõmica visando a produção sustentável de alimentos e a soberania alimentar. A visita ao sistema de produção é uma prática constante do Núcleo  é uma ferramenta importante no processo de Certificção Participativa da Qualidade Orgânica e Agroecológica. Na oportunidade foi realizada visita em uma pequena área de SAF - sistema Agroflorestal desenvolvido pela família que encontra-se em pelno desenvolvimento e com várias espécies como: café, manga, mamão,limão, pimenta, espécies arbóreas leucena, guapuruvu e outros.

Foram observados pelos agricultores na SAF fatores como: diversidade de plantas, cobertura de solo, clima, umidade e outros.
os sistemas Agroflorestais são altamente diversificados favorecendo a flora e a fauna existente localmente além de produzir alimentos para a família.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cumbaru (diptenjx alata vog) fonte de alimento no cerrado sulmatogrossense


.Uma árvore leguminosa do cerrado brasileiro, muito presente em regiões do estado de Mato Grosso do Sul.











Amêndoa de Cumbaru

                        
                             
Atualmente as famílias estão percebendo o cerrado com outro olhar e as plantas como o cumbaru (diptenjx alata vog) o pequi (carycar brasiliense cambess), estas duas espécies em grande quantidade passaram a ser preservadas nos lotes e os seus frutos estão sendo aproveitados para consumo familiar, na forma de doces, conservas e consumidos in natura. Existe um grande potencial de utilização desses frutos para a geração de renda familiar através da agregação de valor. O importante é o uso  racional e baseado em princípios sustentáveis.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

4º SEMINÁRIO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA MS

Sobre o Seminário: Realizado em paralelo ao 3º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS, o 4º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul acontece de 16 e 18 de outubro de 2012, em Glória de Dourados – MS. O tema desta edição do seminário é: “O saber tradicional e o científico: a interação encurtando caminhos para o desenvolvimento sustentável”

Objetivo:
Discutir avanços relevantes que podem contribuir com a interação positiva do saber tradicional e científico na promoção do desenvolvimento sustentável
Submissão de Trabalhos: Os trabalhos podem ser encaminhados até 31 de julho de 2012 e ser redigidos em inglês ou espanhol. Os trabalhos podem estar em uma das seguintes áreas temáticas:
  • Sociedade e Natureza;
  • Desenvolvimento Rural;
  • Uso e Conservação de Recursos Naturais;
  • Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis;
  • Construção do Conhecimento Agroecológico;
  • Outros temas
Os trabalhos selecionados serão apresentados sob formato de pôster
Inscrições: As inscrições são realizadas eletronicamente, na página do curso na internet. O valor possui desconto até 05 de outubro de 2012 e deve ser pago por depósito bancário
Oficinas: As oficinas possuem vaga limitadas a trinta e cinco participantes e serão realizadas simultaneamente, permitindo ao participantes inscrever-se em apenas uma delas:
  • Adubação verde;
  • Sistema PAIS;
  • Fruticultura agroecológica;
  • Olericultura orgânica;
  • Produção de derivados de cana-de-açúcar;
  • Sistema agrofloretal com café;
  • Educação ambiental;
  • Projeto AMBI Petrobrás Ambiental;
  • Canais de comercialização;
  • Certificação e propriedades e processos;
  • Planejamento e organização da produção;
  • Sistema de produção de café e banana;
  • Manejo alternativo de pragas e doenças em sistemas agroecológicos

terça-feira, 15 de maio de 2012

SEMINÁRIO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA - MS

4º SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL

Nos dias 16 a 18 de outubro de 2012, no Campus da Unidade da UEMS, em Glória de Dourados-MS, acontecerão o 4º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul e o 3º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS.
A programação será composta por palestras e mesas redondas, que abordará como tema centralizador a interação positiva quando se alia o Saber Tradicional e o Científico na busca pelo desenvolvimento sustentável.
Na programação dos eventos também constam oficinas, com os temas: Adubação verde, Sistema PAIS, Fruticultura agroecológica, Olericultura Orgânica, Produção de derivados de cana, Sistema Agroflorestal com café, Educação Ambiental, Certificação de propriedades e processos agroecológicos, Planejamento e organização da produção, Sistemas de produção de café e banana em bases ecológicas, Manejo alternativo de pragas e doenças em sistemas agroecológicos e o profissional Tecnólogo em Agroecologia.
Haverá apresentação, na forma de pôster, de trabalhos técnico-científicos e experiências individuais e coletivas em agroecologia desenvolvidas e em desenvolvimento em Mato Grosso do Sul. Também teremos a apresentação oral de experiências dos produtores agroecológicos.
Os eventos serão promovidos pela Associação Brasileira de Agroecologia e a Comissão Estadual de Produção Orgânica de Mato Grosso do Sul.
A Embrapa Agropecuária Oeste, a Embrapa Pantanal, a Embrapa Gado de Corte, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural - AGRAER, a Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul - APOMS, a Superintendência Federal de Agricultura - SFA-MS/MAPA, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – Unidade de Glória de Dourados e a Prefeitura Municipal de Glória de Dourados serão responsáveis pela realização dos eventos.
Tendo como base a quantidade de trabalhos científicos e sistematizações de experiências, das edições passadas, bem como a participação ativa dos atores envolvidos nos movimentos agroecológicos que em 2010 contou com a participação de delegações de 8 estados mas os vizinhos Bolivia e Paraguai; o Seminário de Agroecologia em Mato Grosso do Sul vai se consolidando como um importante momento para a interação, a integração, a socialização de tecnologias e conhecimentos, além da troca de saberes em prol do fortalecimento e desenvolvimento organizado da Agroecologi.

domingo, 15 de abril de 2012

Selo de identificação de produtos Orgânicos

 
O selo  identifica os alimentos orgãnicos no Brasil tanto em Sistema Participativo quanto  por auditoria. O selo de identificação proporciona credibilidade ao produto uma vez que passou por um processo de avaliação da conformidade desde o plantio das sementes passando pelo cultivo, formas de manejo, armazenamento e processamento. fonte: Organovale