Curiosidades: o que são Café Despolpado, Descascado e Natural?
O café ainda no pé, apresenta 3 estágios de maturação: verde, maduro (cereja, vermelho) ou passa (bóia, preto).
Quando colhido, o café vêm do campo juntos e para garantir a qualidade superior, é preciso separá-los. Para isto, passa-se o café por um processo de lavagem, que separa os grãos verdes, cerejas e bóias, possibilitando então fazer os 3 tipos de preparo:
- Natural: o preparo natural é feito com os grãos bóia, aquele de visual escuro quase preto. Ele é enviado ao terreiro para secagem ainda dentro de sua casca. Com a secagem dentro da casca, ele se torna um café extremamente doce e encorpado, pelo fato da casca não ter sido retirada mantendo o açúcar dentro dela.
- Descascado: o café descascado é preparado apenas com os grãos cereja, de aspecto vermelho, maduro. Depois de separados no lavador, os grãos cerejas vão para o descascador, que retira sua casca. Após isto, os grãos seguem para o terreiro para secagem, adquirindo sabor e corpo de intensidade média, pelo fato da casca ter sido retirada, mas não a mucilagem, que é o açúcar que fica ‘grudado’ ao redor do grão, mesmo depois de retirada a casca.
- Despolpado: o café despolpado passa pelo mesmo processo do descascado, mas antes de ir para o terreiro, ele fica 24h em um tanque com água, assim o açúcar que fica ao redor do grão fermenta naturalmente na água, retirando este açúcar ao redor, tornado o café suave, com pouco corpo e ligeiramente ácido.
Os cafés verdes são separados de todos os outros, pois como qualquer fruto quando verde, apresenta características ruins de sabor e aroma e é vendido separadamente.
O que é Bebida Mole e Bebida Dura?
As características de sabor de cafés da espécie arábica são definidas conforme a escala abaixo:
- Bebida estritamente mole: apresenta suavidade e doçura intensas, podendo apresentar características cítricas, florais , frutadas , caramelizadas ou achocolatadas, entre outras.
- Bebida mole: apresenta as mesmas características da bebida estritamente mole, só que a suavidade e a doçura são menos intensas.
- Bebida apenas mole: apresenta pouca suavidade e doçura; percebe-se leve adstringência no fundo.
- Bebida dura: apresenta as características citadas acima, porém em menor intensidade. Nesta classificação, ainda não há características desfavoráveis encontradas nas classificações abaixo, é um café de excelente qualidade. No processo de torra, torna-se um café intenso, doce e encorpado.
- Riada: apresenta um leve aroma e sabor químico medicinal, que lembra gosto de remédio.
- Rio: tem aroma e sabor químico medicinal mais acentuados que a bebida riada.
- Rio zona: o aroma e o sabor químico medicinal dessa bebida são muito fortes, podendo ser percebidos com muita facilidade.
Podemos concluir que as bebidas riada, rio e rio zona têm o mesmo aroma e sabor, estando a diferença entre elas associada à intensidade dessas características em cada uma das bebidas.