quarta-feira, 20 de julho de 2011

SALÃO NACIONAL DO TURISMO - SP

Agricultores de Ivinhema participam do 6º. Salão Nacional do Turismo
O 6º Salão Nacional do Turismo está acontecendo entre os dias 13 a 17 de julho de 2011 no Centro de Convenções do Anhembi em São Paulo. O evento que é considerado o maior espaço do setor turístico, reúne agentes de viagens, hotéis, pousadas e demais atores ligados aos roteiros turísticos de norte a sul do país.

Tem alcançado destaque nesta e nas edições anteriores o espaço “Mercado da Agricultura Familiar” que reúne empreendimentos produtivos da Agroindústria Familiar, capazes de somar devido a sua diversidade produtiva e cultural dentro dos roteiros turísticos espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

Na edição de 2011 os 33 empreendimentos selecionados para representar a Agricultura Familiar fazem parte do projeto “Talentos do Brasil Rural” que após um rigoroso processo de análise técnica e produtiva foram eleitos para representar a capacidade de fornecimento de alimentos, bebidas e artesanatos a bares, hotéis, restaurantes e pousadas por ocasião da realização da copa do mundo de 2014.

A APOMS - Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul está participando do evento sendo representados pela sua coordenadora Técnica Rosangela Aparecida Pedrosa e pelo produtor de café orgânico Raimundo Tomonari Hossi que é o Coordenador do Núcleo ORGANOVALE/APOMS, ambos do município de Ivinhema MS; que estão apresentado o café e o colorau produzido de forma agroecológica no município de Ivinhema. Além destes produtos Ivinhemense, o grupo também está apresentando a goiabada cascão e a geléia de goiaba produzida em Itaporã e o gergelim do Assentamento Itamarati.

Segundo o Ministério do Turismo O 6º Salão Nacional do Turismo espera receber em torno de 120 mil visitantes no seus 5 dias de feira.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Produtores de Ivinhema participarão do 6º salão do turismo

Salão Turismo - Roteiros do Brasil

De 13 a 17 de julho de 2011 acontece no Anhembi em São Paulo a 6º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil.

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro).
Estarão participando da vitrine Brasil  produtores de café orgânico  e corante natural  produtos da agricultura familar de Ivinhema.

terça-feira, 5 de julho de 2011

NÚCLEO DE PRODUTORES ORGANOVALE RECEBE VISITA DE TÉCNICOS DO MAPA

IVINHEMA: Grupo de agricultores recebe visita do MAPA
    
 
No dia 29 de junho técnicos do MAPA da comissão de agroecologia COAGRI estiveram em visita aos produtores orgânicos do grupo Organovale em Ivinhema.


Objetivo da visita programada pela Associação de produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul –APOMS foi a verificação dos sistemas de produção e nível de organização dos agricultores no Sistema Participativo de Garantia da qualidade orgânica – SPG.


O sistema Participativo de Garantia – SPG é uma forma dos agricultores terem a certificação de seus produtos e receberem o selo de qualidade da produção orgânica do sistema Orgânico – SISORG emitido pelo MAPA.

No Brasil atualmente são quatro organizações que são credenciadas no sistema Participativo de Garantia. A APOMS no Mato Grosso do Sul se passar pelo processo de auditoria será a quinta do Brasil e a primeira do Estado.

Segundo Rosangela Pedrosa - Coordenadora Técnica da Associação de produtores orgânicos de Mato Grosso do Sul,o credenciamento da APOMS no sistema Participativo vem permitir que os produtores orgânicos participantes dos núcleos recebam o selo de orgânicos para seus produtos, dando maior credibilidade para o consumidor que terá em sua mesa um alimento produzido respeitando as normas e a legislação brasileiras de conformidade orgânica.

No sistema participativo de garantia são fundamentais as participações dos agricultores, consumidores, técnicos e distribuidores, desta forma todos são responsáveis dentro do sistema que inclui reuniões nas propriedades, visitas, estudos, cursos, seminários, intercâmbios e vários outros instrumentos de controle de manejo da produção.

Fonte/Autor: Ivinoticias/Redação

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CURIOSIDADES SOBRE BEBIDAS DE CAFÉ

Curiosidades: o que são Café Despolpado, Descascado e Natural?

O café ainda no pé, apresenta 3 estágios de maturação: verde, maduro (cereja, vermelho) ou passa (bóia, preto).
Quando colhido, o café vêm do campo juntos e para garantir a qualidade superior, é preciso separá-los. Para isto, passa-se o café por um processo de lavagem, que separa os grãos verdes, cerejas e bóias, possibilitando então fazer os 3 tipos de preparo:
  • Natural: o preparo natural é feito com os grãos bóia, aquele de visual escuro quase preto. Ele é enviado ao terreiro para secagem ainda dentro de sua casca. Com a secagem dentro da casca, ele se torna um café extremamente doce e encorpado, pelo fato da casca não ter sido retirada mantendo o açúcar dentro dela.
  • Descascado: o café descascado é preparado apenas com os grãos cereja, de aspecto vermelho, maduro. Depois de separados no lavador, os grãos cerejas vão para o descascador, que retira sua casca. Após isto, os grãos seguem para o terreiro para secagem, adquirindo sabor e corpo de intensidade média, pelo fato da casca ter sido retirada, mas não a mucilagem, que é o açúcar que fica ‘grudado’ ao redor do grão, mesmo depois de retirada a casca.
  • Despolpado: o café despolpado passa pelo mesmo processo do descascado, mas antes de ir para o terreiro, ele fica 24h em um tanque com água, assim o açúcar que fica ao redor do grão fermenta naturalmente na água, retirando este açúcar ao redor, tornado o café suave, com pouco corpo e ligeiramente ácido.
Os cafés verdes são separados de todos os outros, pois como qualquer fruto quando verde, apresenta características ruins de sabor e aroma e é vendido separadamente.

O que é Bebida Mole e Bebida Dura?

As características de sabor de cafés da espécie arábica são definidas conforme a escala abaixo:
  • Bebida estritamente mole: apresenta suavidade e doçura intensas, podendo apresentar características cítricas, florais , frutadas , caramelizadas ou achocolatadas, entre outras.
  • Bebida mole: apresenta as mesmas características da bebida estritamente mole, só que a suavidade e a doçura são menos intensas.
  • Bebida apenas mole: apresenta pouca suavidade e doçura; percebe-se leve adstringência no fundo.
  • Bebida dura: apresenta as características citadas acima, porém em menor intensidade. Nesta classificação, ainda não há características desfavoráveis encontradas nas classificações abaixo, é um café de excelente qualidade. No processo de torra, torna-se um café intenso, doce e encorpado.
  • Riada: apresenta um leve aroma e sabor químico medicinal, que lembra gosto de remédio.
  • Rio: tem aroma e sabor químico medicinal mais acentuados que a bebida riada.
  • Rio zona: o aroma e o sabor químico medicinal dessa bebida são muito fortes, podendo ser percebidos com muita facilidade.
Podemos concluir que as bebidas riada, rio e rio zona têm o mesmo aroma e sabor, estando a diferença entre elas associada à intensidade dessas características em cada uma das bebidas.

sábado, 9 de abril de 2011

Agricultores do Grupo Organovale participam de reunião

Seguindo a dinâmica organizativa agricultores reuniram-se para estudo e avaliar o agroecossistema de produção do senhor Raimundo no município de Ivinhema no dia 09 de abril. na oportunidade  algumas práticas desenvolvidas pelo agricultor foram apresentadas ao grupo como biofertilizante líquido e urina de vaca utilizados como fertilizantes fitoprotetores e adubação verde como produção de matéria orgânica. Muitos conhecimentos foram compartilhados.

Interação técnico apoiador e agricultores

O Grupo  de agricultores organovale desenvolve uma dinâmica diferenciada de trabalho considerando o processo participativo, no qual  o acompanhamento Técnico favorece a construção e a partilha do conhecimento, nas atividades do grupo a metodologia de trabalho proporciona a partilha e a democratização do saber. São componentes importantes o estudo de forma coletiva e participativa o que acontece em todas as reuniões mensais, as práticas desenvolvidas nos agroecossistemas de produção, o conhecimento e o saber popular. Tudo isso faz parte do acompanhamento técnico diferenciado uma iniciativa que produz bons resultados.

domingo, 13 de março de 2011

O CAFÉ EM SISTEMA ORGÂNICO É O PRINCIPAL PRODUTO DO GRUPO ORGANOVALE.


IVINHEMA é o principal município produtor de café de MATO GROSSO DO SUL. Dentro deste contexto, estamos trabalhando o cultivo orgânico, contribuindo para o equilíbrio ambiental bem como para com a saúde dos consumidores. Ainda somos poucos, mas estamos otimistas


CAFÉ COLHIDO CEREJA

  

NÚCLEO DE PRODUTORES AGROECOLÓGICOS REALIZAM TROCA DE EXPERIÊNCIA



GRUPO ORGANOVALE REALIZA VISITA NA UNIDADE DE PRODUÇÃO 
DO INTEGRANTE DO GRUPO: LUÍS MARCOS ANTÔNIO